Com o objetivo de incrementar ainda mais o turismo em Itapema e em toda a região, a Prefeitura de Itapema apresentou o projeto de construção do Píer da Foz do Rio Perequê. A obra será executada por meio de parceria público-privada (PPP) e terá mais de dois mil metros de área somado a uma estrutura que estará 180 metros mar a dentro.
Ao todo, o projeto conta com 28 unidades comerciais que poderão ser utilizadas para restaurantes, lojas e bares, mas o projeto do Píer da Foz do Rio Perequê também contempla a construção de vagas náuticas e espaço para lazer e convivência. O projeto ainda prevê que sejam construídos molhes tanto em Itapema quanto em Porto Belo.
Estrutura do Píer da Foz do Rio Perequê
O planejamento de construção do Píer da Foz do Rio Perequê foi desenvolvido para que a estrutura seja executada com laje de concreto armado pré-moldado e vigas. Tudo isso, estará apoiado em duas estacas de metal que serão instaladas a cada 10 metros no sentido longitudinal.
A ideia é que essas estacas pareçam pranchas ao lado de toda a lateral que formará o Píer da Foz do Rio Perequê, mas sua embocadura estará voltada para o rio. Esse detalhe é importante, porque possibilita tanto a navegação quanto o abrigo das embarcações.
Projeto inovador
O projeto do Píer da Foz do Rio Perequê foi elaborado por Rubens Biotto, da empresa HMA. Segundo o autor do projeto, Itapema será uma das poucas cidades brasileiras que terá um píer com esse formato.
Além disso, o destaque do projeto fica por conta do uso dos espaços para a convivência social característica muito comum nos modelos internacionais e que agora os moradores e turistas poderão usufruir em Itapema.
Desde o dia 25 de julho, por meio do site da Prefeitura de Itapema, a população pode conhecer o projeto e, ainda, dar sua sugestão. Após essa etapa, ele será encaminhado tanto para o Poder Legislativo e para o tribunal de contas e após parecer favorável, o mesmo será encaminhado para que o processo de licitação da concessão seja aberto.
A construção do Píer da Foz do Rio Perequê é uma alternativa interessante para a cidade como um todo, porque a zona litorânea onde Itapema está inserida é propicia para o desenvolvimento de atividades como pesca, maricultura, agricultura, atividades portuárias, de transporte, atividades de turismo, lazer e outros.
O Rio Perequê é o divisor natural que existe entre os municípios de Itapema e Porto Belo e é o responsável por dividir a orla marítima das praias de Meia Praia e Perequê.
O desenvolvimento do projeto do Píer da Foz do Rio Perequê é uma alternativa muito interessante para que a cidade de Itapema ganhe ainda mais desenvolvimento, afinal ela não vive apenas do turismo, mas ele é, sem dúvida, uma das molas propulsoras de renda no município.