Ponte dos Suspiros em Itapema: tudo que você precisa saber

7 minutos para ler

Quer saber tudo sobre a ponte dos Suspiros em Itapema? Então não deixe de conferir o material que preparamos sobre ela!

A cidade de tapema, com seus poucos mais de 67 mil habitantes, segundo estimativa recente do IBGE de 2020, conta com diversos atrativos para quem busca morar ou apenas passar uma temporada.

Uma das mais belas cidades praianas do litoral norte catarinense, Itapema faz parte da região conhecida como ‘Costa Esmeralda’, que ganhou esse nome por abrigar praias com águas limpas e cristalinas.

A região na qual a cidade está tem sido cada vez mais frequentada por turistas e até mesmo procurada por pessoas que buscam um local mais tranquilo para fazer sua morada.

São diversos atrativos que fazem desta linda cidade um lugar maravilhoso e com grande qualidade de vida para viver. As possibilidades de fazer turismo em Itapema, dentro da própria cidade, também são um atrativo especial.

No artigo de hoje você vai conhecer um pouco mais sobre a Ponte dos Suspiros, famoso ponto turístico que atrai os visitantes de Itapema para curtir a beleza do local.

A cidade de Itapema e o seu turismo

Apesar de ser muito mais povoada durante a alta temporada de verão – entre os meses de novembro e março -, Itapema é destino turístico durante o ano inteiro.

Isso é comprovado em um dado estatístico divulgado em 2019 pelo Ministério do Turismo do Brasil. De acordo com o Anuário Estatístico de 2019, a cidade de Itapema está entre os 10 municípios brasileiros mais visitados em 2018.

E o motivo não poderia ser outro: o lazer. Itapema está, inclusive, entre quatro cidades catarinenses que também figuram nesta lista.

Itapema atrai milhares de pessoas porque, apesar de ser uma cidade pequena, é um local que oferece tudo que um turista ou morador precisa, sem a muvuca dos grandes centros.

Ou seja, por lá você irá encontrar um ótimo centro de compras, com vários shoppings que atendem às necessidades turísticas e dos moradores.

É claro que não podemos deixar de mencionar as praias incríveis e paradisíacas que estão ao redor de Itapema. 

Além das praias do Centro e Meia Praia, a cidade fica muito perto de outros pequenos paraísos como Bombinhas, Quatro Ilhas e Canto Grande, que te deixarão em contato com uma natureza exuberante, areias claras e água transparente.

Além de também aproveitar opções gastronômicas deliciosas, e é claro, ótimos passeios turísticos também esperam por você nessa maravilhosa cidade da Costa Esmeralda.

É sobre isso que vamos falar a seguir.

Principais pontos turísticos da cidade

Como mencionamos no início deste texto, Itapema tem vários pontos turísticos que a transformam em um ótimo destino para quem busca conhecer espaços diferentes.

Ou seja, opções do que fazer em Itapema nunca faltam.

Como destaques turísticos da cidade, não podemos deixar de falar sobre o Mercado Público. Afinal, não há local melhor para você descobrir a riqueza cultural de uma cidade do que o seu mercado público.

No mercado público de Itapema você irá encontrar variedades gastronômicas típicas da cidade, além de muito artesanato local para conhecer.

Outro lugar que vale uma visita na cidade é o Parque das Capivaras. O Parque é uma espécie de símbolo do ecoturismo na região. É aberto ao público e permite um contato incrível com a natureza, além de ser um espaço de preservação desses animais.

Já o Mirante do Encanto é aquele destino para quem ama apreciar um lindo visual. Mas de preferência, para aqueles que gostam de uma boa aventura ligada a isso!

Isso porque para visitar o Mirante do Encanto, você precisará subir um morro que tem 26 metros de altura. 

Chegando no topo, a gente garante que a vista é recompensadora: de lá de cima, você tem uma vista panorâmica de toda a cidade e ainda consegue enxergar algumas cidades vizinhas.

Mas os pontos turísticos da cidade não param por aí.

Localizado bem no centro da cidade, a Praça da Paz também é uma boa pedida para os turistas. Especialmente em períodos de alta temporada, é comum eventos e shows por lá e a praça  reúne muita gente ao seu redor.

No próximo tópico, vamos falar sobre a Ponte dos Suspiros, mais um entre tantos pontos turísticos da cidade e que você precisa conhecer.

A Ponte dos Suspiros em Itapema: tudo que você precisa saber

A famosa Ponte do Suspiros fica localizada perto da rua 129 E, no centro de Itapema, e é um dos principais pontos turísticos da cidade. 

A construção foi feita em pedras e tem um desenho de arcos nas laterais da cobertura, dando um aspecto romântico, que lembra remotamente as pontes venezianas.

Essa ponte faz a ligação para pedestres entre os dois trechos da Praia Central de Itapema, que faz a divisão pelo encontro das águas do Rio Bela Cruz com o mar.

Alguns aspectos deixam a Ponte dos Suspiros ainda mais charmosa e bonita, como é o caso da iluminação. Feita de leds, garante mais segurança para os visitantes, que também costumam frequentar o local à noite.

Se você for visitar a Ponte dos Suspiros durante a noite, provavelmente poderá ver as praias de Porto Belo, como a conhecida praia do Caixa D’Aço, e também ter um visual privilegiado do Canto da Praia de Itapema.

Curiosidades sobre a Ponte dos Suspiros em Itapema

Confira a seguir algumas curiosidades sobre esse lindo símbolo da cidade de Itapema.

ponte dos suspiros em itapema

Mesmo nome que a ponte em Veneza

A Ponte dos Suspiros tem o seu nome original em uma ponte que fica na Praça San Marcos, localizada na cidade de Veneza, na Itália.

Segundo consta na história, o nome à ponte italiana foi dado por Lord Byron, no século 19, por causa dos sons que os prisioneiros faziam quando atravessavam a ponte. Ao atravessá-la, os suspiros e súplicas eram ouvidos como os ‘últimos sons de liberdade’.

Encontro dos amantes

A população mais antiga conta que, no passado, esse local servia de ponto de encontro para os casais de apaixonados na cidade, que marcavam seus encontros depois das 18h.

Por isso, é possível encontrar nas pedras da ponte vários nomes de casais, o que dá um toque de charme e um ar ainda mais romântico ao ponto turístico.

Atrativos próximos

Bem pertinho da ponte, estão localizados vários bares e restaurantes que ficam de frente para o mar. Por lá é possível encontrar desde pratos mais elaborados com requinte até petiscos, todos servindo deliciosos frutos do mar.

A Ponte dos Suspiros é um ótimo destino em qualquer horário do dia, mas a nossa dica é que você aproveite ela também no final de tarde, momento que provavelmente renderá lindas fotografias para guardar de recordação.

Após o passeio, é só se deliciar em um dos restaurantes ou seguir uma caminhada a pé pelas praias. 

Você não irá se arrepender.

Conclusão

Com esse texto, você acabou de conhecer tudo o que precisa saber sobre a Ponte dos Suspiros, um dos mais bonitos pontos turísticos da cidade de Itapema.

Você já conhece este local? Se sim, não deixe de contar pra gente nos comentários como foi a sua experiência. E se quiser nos enviar sugestões de assuntos para os próximos artigos, adoraremos receber sua sugestão!

Aproveite também para conhecer passeios de um dia para fazer a partir de Itapema, conteúdo que também está no nosso blog.

Assine a nossa newsletter e fique por dentro de todas as novidades!

Posts relacionados

Deixe um comentário