Padarias em Itapema para conhecer e se deliciar

7 minutos para ler

Procurando por padarias em Itapema para provar um pão quentinho a qualquer hora do dia? Então confira aqui a nossa lista.

Seja no café da manhã ou no da tarde, sabe o que sempre cai bem? Um pãozinho bem quentinho! 

Não tem quem não goste de um pãozinho francês ou então, de um misto não é mesmo? 

O fato é que as padarias estão cada vez mais presentes no nosso dia a dia. Segundo levantamento da Associação brasileira da indústria da panificação e confeitaria (ABIP), só em Santa Catarina há mais de 4500 padarias. 

Este número representa a existência de uma padaria a cada 1500 pessoas que vivem em nosso Estado. 

Mas, durante o verão, principalmente nas cidades litorâneas, a procura é muito maior! Afinal, todo mundo quer sair de casa bem cedo para aproveitar o dia de sol após tomar um café da manhã bastante reforçado. 

Portanto, no artigo de hoje nós vamos elencar quais são as melhores padarias em Itapema e que tipo de iguarias você pode encontrar nelas!

Uma cidade completa em infraestrutura

Muitos até pensam que o litoral norte catarinense se resume à cidade de Balneário Camboriú. Entretanto, Itapema, localizada a cerca de 12 km da Dubai brasileira, é um território em constante evolução social e econômica.

Portanto, quem circula pela cidade sempre tem aquela sensação de que não falta nada por aqui! Isso ocorre porque em Itapema, você tem tudo o que precisa, como:

  • opções para lazer
  • praias
  • cachoeiras
  • trilhas
  • cicloturismo
  • parques públicos
  • shoppings centers
  • shows e baladas
  • e muito mais!

Além disso tudo, a qualidade de vida para quem reside pela cidade é indescritível, principalmente em alguns bairros.

Bairros totalmente desenvolvidos

Frequentemente, a Prefeitura de Itapema investe pesado em obras de infraestrutura para a população de diversos bairros.

Isso possibilita que todos os serviços essenciais possam ser utilizados de forma plena e correta. E também auxilia no desenvolvimento social de toda população, independentemente da renda mensal. 

A região que mais entrega benefícios para os moradores é a Meia Praia. Um bairro completo com diversas opções para serviços básicos como hospital, supermercados, farmácias, restaurantes e padarias.

Além dos segmentos listados acima, a Meia Praia também tem muito mar! Ela é a predileta de famílias com crianças, já que possui diversos restaurantes na orla e a água do mar sempre está tranquila. 

Localização estratégica

Itapema ocupa uma posição estratégica no centro do litoral catarinense, seja para negócios ou para o lazer. Está localizada a poucos minutos dos aeroportos internacionais de Navegantes e de Florianópolis.

Para curtir, você encontra a diversão do parque Beto Carrero World (Penha), das exuberantes belezas naturais de Governador Celso Ramos e de um dos destinos religiosos mais procurados do Estado, o santuário de Santa Paulina (Nova Trento). 

Na região, também há um polo industrial e de negócios, com cidades como Blumenau, Brusque e Itajaí, além da capital – Florianópolis.

Itapema também está perto do Vale Europeu catarinense. É um circuito de cidades com predominância da cultura do velho continente, preservada através da gastronomia, música e dança. Algumas das cidades que fazem parte do Vale Europeu são:

  • Blumenau
  • Pomerode
  • Ibirama
  • Benedito Novo
  • Timbó
  • Rio dos Cedros
  • Nova Trento
  • Botuverá

E sabe o que todas estas cidades têm em comum? O bom gosto para a gastronomia, principalmente quando o assunto é padaria! 

O pão no Brasil

Pão francês, pão rústico, bengala, filão, pão caseiro, pão de cereais, ciabatta, bisnaguinha, pão sírio, pão doce, pão australiano, pão de forma, pão italiano, pão integral… O pão é um dos alimentos mais tradicionais em todo o mundo. 

Segundo a história, o pão teria surgido há mais de 6 mil anos, quando os egípcios descobriram a fermentação do trigo. Ali ele era considerado um alimento básico e um símbolo de poder.

Os pães preparados com trigo de qualidade superior eram destinados apenas aos ricos. Os egípcios se dedicavam tanto ao pão que se tornaram conhecidos como “comedores de pão”.

O alimento chegou ao Brasil através dos portugueses, colonizadores do país. Na famosa carta de Pero Vaz de Caminha, é possível analisar os trechos em que o escritor afirma que traziam pães de Portugal.

Muito possivelmente os pães chegados ao Brasil já estavam velhos e duros. Por isso, historiadores contam que não foi fácil a adaptação, por parte dos índios. 

padarias em itapema

A tradição das padarias no Brasil

Estima-se que hoje haja 70.523 padarias em todo país, segundo dados da Abip. Mais de 14 mil delas estavam localizadas no estado de São Paulo. A maior parte dessas padarias, cerca de 95% do total, são micro e pequenas empresas familiares.

A primeira delas pode ter surgido no Rio de Janeiro. Ou em São Vicente, no litoral paulista. Mas há poucos dados ou registros sobre isso. Com isso, a padaria que ficou conhecida como a mais antiga do Brasil é a Santa Tereza, localizada na região da Praça da Sé, em São Paulo

Independente do Estado, uma boa padaria tem muita coisa para oferecer, não é mesmo?

Principais delícias que você pode apreciar

Há muitos gostos peculiares na hora do café da manhã. Tem algumas pessoas que preferem não comer nada. Outras, optam por frutas, mas a gente sabe, nenhum prato alternativo supera o pãozinho!

Nas padarias em Itapema, você consegue encontrar muita coisa boa, como:

  • pão francês
  • pão integral
  • cucas
  • massinhas doce
  • bolos de chocolate, milho, cenoura e tantos outros
  • pastel
  • sanduíche
  • misto quente
  • queijadinha 

E muito mais! Então, bora conhecer as melhores padarias de Itapema?

Padarias em Itapema para você se deliciar 

Chegou a hora de conhecer quais são as 4 melhores padarias de Itapema para você se deliciar e ficar muito bem servido! Papel e caneta na mão para não perder nenhum detalhe.

A nossa seleção está baseada na avaliação dos clientes através do site TripAdvisor

1. Itapanni 24 Horas

Este é um local muito bacana para quem procura variedades e – principalmente – doces para comer no café.

Tem muita coisa mesmo para você ficar com água na boca. E o melhor é que a padaria fica aberta 24 horas por dia!

Endereço: Av. Nereu Ramos, 4747 – Itapema/SC

Horário de funcionamento: 24 horas por dia
 

2. Pão.Come

Uma típica padaria para tomar o seu cafézinho da manhã e comer um pãozinho francês. 

Há opções como café colonial, omeletes, doces, sanduíches naturais, sucos e uma variedade de cafés.

Endereço: Rua 254, 821 – Itapema/SC
Horário de funcionamento: segunda a sábado das 7 às 21h

3. Panificadora Graciela

Serve pratos para o café da manhã e lanche da tarde, com bastante ênfase para os doces. O preço é bem bacana, sendo uma boa experiência custo benefício.

Endereço: Rua 416, 437 – Itapema/SC
Horário de funcionamento: segunda a sábado das 6h30 às 20h30.

4. Panificadora Quality

A Quality é uma panificadora bastante tradicional de Itapema. O destaque da casa é o gostosíssimo Bauru. 

Por estar em uma ótima localização, o ambiente é bastante frequentado por moradores da cidade.

Endereço: Av. Nereu Ramos, 4200 – Itapema/SC
Horário de funcionamento: todos os dias, das 6h30 às 22h.

Conclusão

No artigo de hoje você conheceu as melhores padarias em Itapema. Impossível ler todo este texto e não bater aquela vontade de tomar um café com pão quentinho, não é? 

E o seu café fica ainda mais gostoso em uma cidade tão linda e acolhedora como Itapema. 

Fique ligado aqui no blog da Versátil e saiba tudo sobre essa cidade que a cada dia cresce e recebe de braços abertos seus novos moradores e turistas!

Até a próxima!

Posts relacionados

Deixe um comentário