Móveis para casa: como escolher corretamente Móveis para casa: como escolher corretamente

Móveis para casa: como escolher corretamente

5 minutos para ler

Depois de escolher o imóvel ideal junto à imobiliária, uma outra tarefa importante e prazerosa surge: a escolha dos móveis. Isso porque, escolher um novo mobiliário para seu apartamento é uma maneira de construir seu próprio espaço de acordo com seu estilo e necessidades, transmitindo para o imóvel e visitantes sua personalidade. No entanto, mesmo que queira apenas mudar o mobiliário que já possui, é preciso ficar atento. Afinal, se não houver um bom planejamento, podem surgir diversas dores de cabeça e ainda extrapolar o orçamento. Portanto, acompanhe no post de hoje algumas dicas para escolher corretamente os móveis para casa.

Importância de saber escolher os móveis para casa

Mobiliar sua casa ou apartamento é uma tarefa que exige organização, tranquilidade e boa informação. Isso porque, a decisão precisa levar em consideração seu gosto e o das pessoas que irão morar com você, além da funcionalidade. Sendo assim, antes de iniciar as compras é fundamental separar um tempo para criar um planejamento e pensar no que você realmente deseja e precisa ter em seu imóvel.

Existem diversas opções disponíveis no mercado e fazer uma boa pesquisa facilita o processo. Então, além de garantir economia com os gastos, procurar itens de acordo com suas necessidades, espaço disponível e decoração desejada, é essencial para que tudo se encaixe perfeitamente e converse com todo o imóvel.

O que levar em consideração ao escolher os móveis para casa?

Confira abaixo alguns fatores para que você tenha os móveis para casa ideais e de acordo com suas necessidades, gosto e estilo de vida:

Espaço disponível

Ainda que beleza e conforto sejam aspectos importantes para escolher os móveis da casa, também é necessário levar em consideração o espaço disponível do cômodo. Isso porque, a mobília deve compor a decoração com funcionalidade e equilíbrio, incluindo ainda a disposição das portas e janelas. Infelizmente, muitos acabam comprando peças incríveis, mas que não se encaixam no cômodo. Portanto, não se esqueça de observar o espaço.

Estilo da decoração

Os móveis que irão compor sua casa ou apartamento precisam estar em harmonia com o estilo da decoração existente ou que você pretende adotar. Existem diferentes estilos decorativos e os principais são:

  • Clássico: linhas requintadas e elegantes, com inspiração grega e romana;
  • Rústico: reproduz as moradias do campo, enaltecendo elementos naturais com muito bom gosto;
  • Retrô: mascado por elementos que remetem as décadas de 50 a 70, com design dinâmico e marcante;
  • Industrial: destaque para instalações elétrica e hidráulica aparentes, metais, concretos e alvenaria à vista, etc;
  • Contemporâneo: traços modernos destacando materiais de tecnologia avançada e desenhos geométricos, explorando também cores e texturas.

Funcionalidade

Conciliar beleza, conforto e estilo não é uma tarefa fácil. No entanto, outro item fundamental que precisa ser considerado para a escolha do mobiliário, principalmente em ambientes menores é a funcionalidade. Dessa forma você consegue aproveitar melhor o espaço disponível sem a sensação de claustrofobia e bagunça constante.

Ao mesmo tempo que podem ser usados para mais de uma função, esses móveis também dobram, desdobram e podem ser armazenados em espaços menores. Assim, você não precisa deixar de lado a beleza e sofisticação.

Dicas para escolher os móveis para casa

Tenha uma paleta predefinida

Ainda que o móvel seja lindo e útil, se você errar na cor, o espaço perde todo o equilíbrio. Portanto, elabore uma paleta de cores do cômodo em que você irá escolher novos móveis utilizando o círculo cromático. Os tipos de paleta são:

  • Primária: composta pelas cores primárias;
  • Complementar: são as cores opostas do círculo cromático;
  • Análoga: composta por cores posicionadas ao lado de uma cor que tenha sido escolhida no círculo;
  • Monocromática: uma cor única do círculo cromático, mas que pode ser de diferentes tons.

Simule a disposição dos móveis

Depois de planejar a decoração e escolher quais serão os móveis de determinado cômodo, uma ótima dica é fazer uma simulação de como será o resultado final. Por meio de um projeto 3D você será capaz de distribuí-los na área disponível definindo a posição de cada um, o espaçamento entre eles e ainda a circulação dos usuários.

Utilize os espaços vazios

Os móveis sob medida são ideais para quem deseja aproveitar ao máximo os espaços disponíveis em uma casa, principalmente aqueles menos comuns, como debaixo da mesa, camas, cantos, espaços aéreos, etc. Para isso, armários, gavetas, prateleiras e estantes são ótimas opções. Essas áreas geralmente são esquecidas, mas quando utilizadas de maneira inteligente garantem maior organização no dia a dia e sensação de amplitude, especialmente em imóveis pequenos.

Então, agora que você sabe como escolher os móveis para casa, é hora de preparar seu planejamento para enfim sair às compras. Lembre-se que os móveis são parte fundamental de um imóvel e por isso exigem dedicação. Com as dicas do post de hoje temos certeza que suas escolhas serão mais inteligentes e certeiras, garantindo maior qualidade de vida e conforto em seu dia a dia.

Confira outras matérias em nosso Blog. Imobiliária Versátil. Sua Imobiliária em Itapema!

Posts relacionados

Deixe um comentário