Motivos para morar em Porto Belo

6 minutos para ler

Procurando uma cidade com qualidade de vida e belezas naturais em Santa Catarina? Conheça aqui os motivos para morar em Porto Belo!

Hoje, nós vamos falar sobre uma pequena cidade do litoral norte catarinense que é encantadora. Na verdade, faltam elogios para conseguir representar a beleza de Porto Belo! 

São praias, ilhas e inúmeras possibilidades para se aventurar em passeios de barco, lanchas e jet skis. Você não pode deixar de conferir o conteúdo que preparamos!

A cidade de Porto Belo em Santa Catarina

Porto Belo está localizada na microrregião do litoral norte de Santa Catarina. Fica cerca de 72 km de distância da capital do estado, Florianópolis. 

Para chegar até Porto Belo de outros lugares existem duas opções se a sua opção for vir de avião: 

  • Aeroporto Internacional de Florianópolis (72 km de distância)
  • Aeroporto Ministro Victor Konder de Navegantes (57 km de distância). 

De carro o acesso é pela BR-101, tanto para quem vem do Sul (Florianópolis-Porto Alegre), quanto para quem vem do norte (Curitiba-Joinville).

De ônibus, a única cidade que possui linha direta para Porto Belo é Florianópolis. Das demais é preciso fazer um roteiro com escala.

Em Porto Belo há 7 praias maravilhosas e 1 ilha, atrações que fazem milhares de turistas todos os anos visitarem a cidade. 

Por mais que no verão a cidade lote, o IBGE estima que a população do município não supere 21 mil habitantes. Portanto, é um território de porte pequeno, mas, contém uma qualidade de vida alta, equivalente aos índices de Itapema e Balneário Camboriú. 

Como referência, Porto Belo fica bem próximo às cidades de Bombinhas, Tijucas e Itapema. 

Muito além do turismo

motivos para morar em porto belo

Por mais que o carro chefe de Porto Belo sejam as praias e toda a beleza natural que envolve a temporada de verão, a cidade também é dona de raízes culturais bastante importantes para a formação geopolítica da região.

Assim como as outras cidades da região, Porto Belo é majoritariamente colonizada por imigrantes portugueses oriundos da região dos Açores. Por isso, hábitos e costumes na culinária e até no sotaque da população carregam bastante traços da cultura do velho continente.

Porto Belo recebeu status de vila pela primeira vez por decreto de 13 de outubro de 1832 mas foi extinto em 1859, sendo seu território anexado ao município de Tijucas.

Em 1895 a cidade voltou a ser emancipada, mas, retornou ao domínio de Tijucas, novamente, em 1923.

Foi só 2 anos depois que por conta de uma lei estadual, o povoado conseguiu se emancipar e formar um município até os dias de hoje.

A economia de Porto Belo, é claro, está amplamente ligada à atividade turística. A infraestrutura da cidade é de excelente padrão. Há aproximadamente 3 mil leitos distribuídos por todo território .

São hotéis, pousadas e campings que acomodam diferentes tipos de turistas. 

No centro da cidade, há um intenso comércio, com grande destaque para os quatro centros comerciais e diversas opções gastronômicas como: bares, restaurantes, pizzarias, churrascarias, self service e lanchonetes. 

A vida noturna em Porto Belo também costuma ser bastante agitada. 

Descubra alguns motivos para morar em Porto Belo

Afinal, não tem como não desejar viver e fixar residência em Porto Belo, após conhecer a imensa beleza desta pequena cidade catarinense. 

Então, a gente separou alguns bons motivos para você!

Praias

Quando falamos de Porto Belo, é impossível não associarmos imediatamente às praias da cidade. 

O mar é calmo, a temperatura da água é agradabilíssima. Existem opções que contemplam todos os gostos, inclusive praias que são mais indicadas para as famílias. 

As principais são: 

  • Perequê;
  • Porto Belo;
  • Baixio;
  • Araçá;
  • Caixa D’aço;
  • Estaleiro.

Ilha

E se você achava que Porto Belo só tem praias, está enganado. A cidade também tem uma Ilha!

Por lá, não existem hospedagens, mas os turistas podem desfrutar de várias alternativas de lazer, atrativos e serviços, com área exclusiva para grupos de excursões.

A travessia de 900 metros pela baía de águas calmas, é feita com barcos de pescadores e escunas que fazem o traslado dos visitantes do continente até à ilha de Porto Belo. Quando chegam os navios de cruzeiro, suas próprias embarcações de apoio levam os turistas até a ilha.

Imagina poder desfrutar de tudo isso em uma só cidade?

Qualidade de vida

Um outro motivo importantíssimo que destaca Porto Belo como um bom lugar para morar é a sua qualidade de vida. A cidade apresenta ótimo índice de desenvolvimento, com bons indicadores de saúde, educação e renda. 

O VivaPark Porto Belo está chegando

motivos para morar em porto belo

Você já deve ter acompanhado aqui no Blog da Versátil, essa incrível novidade que tem movimentado a cidade. 

O VivaPark Porto Belo é considerado o primeiro bairro parque do país e é um projeto da Vokkan Urbanismo, com assinatura de um dos melhores arquitetos do mundo: Jaime Lerner.

O objetivo do projeto é unir em um único local, a tríade da qualidade de vida – moradia, trabalho e lazer – aliando infraestrutura completa e segurança. 

A obra será realizada bem no início da cidade, com um total de 205 mil m² de espaços residenciais, incluindo apartamentos de 2, 3 e 4 suítes. Somente o parque, terá mais de 70 mil m², com dois lagos de aproximadamente 8,5 mil m², além de todo sistema de segurança e vigilância, com câmeras de última geração.

Os moradores do local também terão cinco praças temáticas, trilha para caminhada, bicicletário, pet place, estação de ginástica, playground e muito mais. 

Uma tendência

Bairros “parks” estão se tornando uma tendência em todo o mundo, pois conseguem unir planejamento urbano e sustentabilidade. 

São pensados para favorecer e valorizar a qualidade de vida dos moradores, oferecendo infraestrutura dos grandes centros, porém, em comunidades planejadas. 

Um outro fator que possibilita a melhora da qualidade de vida é ter tudo perto. Farmácias, mercados, parques públicos… Chega de perder tempo e se estressar com o trânsito.

As obras, inclusive, já estão a todo vapor. Uma data para a entrega ainda não foi divulgada, mas tem deixado toda população ansiosa. 

Conclusão

Neste texto, conseguimos “saborear” um pouquinho do que é este pequeno paraíso chamado Porto Belo.

A cidade, devido a sua alta qualidade de vida, foi a escolhida para receber o primeiro bairro parque do Brasil, o VivaPark Porto Belo.

Caso deseje ter acesso a mais novidades quentinhas sobre a região e esse empreendimento incrível, não esquece de assinar a nossa newsletter para receber a tudo em primeira mão!

Posts relacionados

Deixe um comentário