Melhores praias da Costa Esmeralda em Santa Catarina

8 minutos para ler

Quer se divertir numa das melhores regiões catarinenses? Conheça aqui quais são as melhores praias da Costa Esmeralda. 

O litoral catarinense nos vislumbra com águas cristalinas, areia fofa, paisagens de tirar o fôlego e até praias paradisíacas e intocadas. Um passeio pelas principais cidades litorâneas já nos comprova isso com clareza.

Em Bombinhas, por exemplo, o menor município do estado em questão territorial, traz algumas das praias mais bonitas do Brasil. Já Porto Belo e Itapema, ambas vizinhas, são conhecidas pela movimentação intensa na alta temporada de verão e belezas naturais impecáveis.

E se não bastasse cada cidade ao seu estilo, imagine as três juntas. A Costa Esmeralda é justamente isso, uma rota turística de aproximadamente 60 km de litoral e áreas de preservação, incluindo as três regiões mencionadas.   

Neste artigo, explicaremos a respeito da Costa Esmeralda, para que você possa entender a respeito de sua importância e o quanto ela impacta no turismo em Santa Catarina. Para complementar, montamos uma lista com as melhores praias da rota para compartilhar. Acompanhe o conteúdo!

Costa Esmeralda: um pequeno paraíso no litoral de Santa Catarina

Para quem não conhece ou apenas ouviu falar por cima, a Costa Esmeralda ou Rota Costa Esmeralda se trata de um destino turístico que envolve a Costa Verde e Mar, formada pelos municípios de Itapema, Bombinhas e Porto Belo.

Como mencionamos anteriormente, são cerca de 60 km de litoral e uma área de preservação ambiental. No roteiro, encontramos 50 praias catarinenses, assim como uma rica biodiversidade, repleta de atrativos interessantes.

O destaque, é claro, vai para as praias paradisíacas que enchem os olhos dos visitantes e chamam atenção por suas águas esverdeadas — daí o nome da costa. Não podemos deixar de mencionar, também, os animais exóticos e as flores selvagens, os quais merecem uma observação detalhada.

A região ainda é repleta de atividades e atrativos, a exemplo de pescarias, passeios de barco e esportes. Para os amantes da boa comida e da gastronomia típica, as receitas açorianas são passadas de geração em geração e apresentadas em pratos dos restaurantes à beira-mar.

Turismo na região

E por falar em atrativos, importante dizer que as três cidades envolvidas são muito bem estruturadas em relação ao turismo.

A começar por Itapema, o município está localizado em uma região privilegiada e próximo a outras localidades, como Florianópolis e Balneário Camboriú. Além disso, é particularmente movimentado devido ao fluxo turístico.

Embora seja uma cidade menor em território, Itapema tem ares inovadores e um comércio variado para atender a todas as necessidades. Shoppings, supermercados, espaços de lazer, bares e restaurantes fazem a alegria dos visitantes, sem contar as praias belíssimas.

Bombinhas é considerada a menor cidade do estado de Santa Catarina, mas só ela já contabiliza 39 praias de águas esverdeadas. Qualidade de vida e natureza preservada também não ficam em segundo plano.

O lazer na região é resumido às suas belezas naturais. Entre as atividades disponíveis, há excursões, trilhas e tours ecológicos.

Por fim, temos Porto Belo, com praias e uma ilha fenomenal. Ainda que seja territorialmente pequeno, o município confere indicadores algo quanto à qualidade de vida da população e desenvolvimento humano.

Da mesma forma que Bombinhas, Porto Belo é famosa por ser uma cidade litorânea e de praias com belas paisagens. Há passeios de barco, excursões e travessias para a ilha, onde as águas são calmas e o sossego é certeiro.

5 melhores praias da Costa Esmeralda

Conhecendo um pouquinho mais a respeito da Costa Esmeralda e das cidades que fazem parte da rota turística, podemos passar para as praias em Santa Catarina e seus encantos naturais. Afinal, quando se fala em litoral, os turistas e visitantes querem mesmo é aproveitar ao máximo o sol e o mar.

Pensando nisso, separamos a seguir as cinco melhores praias da Costa Esmeralda, considerando as avaliações de frequentadores. Portanto, pegue um bloco de notas e confira os lugares que selecionamos!

1. Praia de Bombinhas

Localizada na região central da cidade, a Praia de Bombinhas oferece uma infraestrutura completa para moradores e visitantes, sendo, também, uma das mais procuradas por quem quer curtir os dias ensolarados e quentes.

Ela pode ser acessada facilmente de carro pelas vias principais, mas vale lembrar que sempre fica cheia durante a alta temporada. No entanto, isso não impede que os turistas se espalhem pela faixa de areia e, na hora do descanso, busquem pelos restaurantes ao entorno para saciar a fome.

A praia em si tem águas cristalinas e esverdeadas, geladas e calmas. Por esse motivo, é uma ótima pedida para famílias com crianças e idosos — os quais devem receber maior atenção quando entrarem no mar —, podendo estes aproveitarem o espaço com tranquilidade e segurança.

2. Praia de Quatro Ilhas

Um pouco diferente do cenário da Praia de Bombinhas, na Praia de Quatro Ilhas encontramos um mar mais agitado e revolto, propício para aqueles que gostam de praticar esportes aquáticos, em especial o surfe.

De acordo com um evento promovido pela TripAdvisor, ela levou o prêmio de segunda melhor praia do sul do Brasil. Isso porque sua paisagem paradisíaca faz qualquer visitante se apaixonar pela região rapidamente.

Seu nome está relacionado às quatro ilhas de Bombinhas, as quais podem ser avistadas da areia da praia. Esta, por outro lado, é branca e repleta de cristais de quartzo, colaborando com o ar místico vivenciado pelos turistas.

A partir da praia, é possível fazer trilhas ecológicas e, até mesmo, passear de helicóptero para admirar a cidade. E se o caminho for cansativo, nada melhor do que parar em um restaurante à beira-mar e desfrutar de delícias gastronômicas locais, como mariscos e frutos do mar frescos.

3. Praia do Caixa D’Aço

melhores praias da costa esmeralda

A Praia do Caixa D’Aço é quase como um piscinão natural em Porto Belo. Suas águas são mornas, tranquilas e de coloração esmeralda — como deveria ser —, mas a vegetação ao redor também é convidativa pela preservação.

O local já se tornou destino certo para lanchas, iates e veleiros, especialmente na alta temporada, quando os visitantes aproximam seus veículos marinhos e transformam a região em uma balada a céu aberto.

Com algo tão peculiar, empresários criaram um serviço de atendimento em alto-mar para conquistar essas pessoas, chamado de “Boat Delivery”. Dessa maneira, pode-se fazer pedidos de pratos especiais dentro de seus veículos, sem a necessidade de voltarem para terra firme.

Para além disso, a praia traz opções de trilhas em meio à Mata Atlântica e restaurantes de requinte. Contudo, para desfrutar de tudo isso, é preciso passar por uma trilha a pé até a Caixa D’Aço.

4. Praia de Itapema (Centro)

melhores praias da costa esmeralda

Em Itapema, temos a praia que leva seu nome, também conhecida como Praia do Centro. Como se pode imaginar, diz respeito a uma das mais movimentadas da região, uma vez que se localiza no coração do município.

Ela é um misto de agito e calmaria, boa para qualquer estilo. Suas águas são cristalinas e tranquilas, enquanto a infraestrutura é completa para atender aos turistas da melhor forma, com hotéis, bares, restaurantes e áreas de lazer.

Seu acesso é facilitado pelas vias principais e traz um ponto que rende fotografias impressionantes: a Ponte dos Suspiros. Esta faz a ligação dos pedestres entre o Rio Bela Cruz e o mar.

5. Meia Praia

melhores praias da costa esmeralda

Para fechar com chave de ouro, precisamos falar da Meia Praia, famosa por ser a mais frequentada em Itapema. Por ser bem completa, oferece chuveiros públicos, calçadão para caminhadas, lojas ao redor, opções de shoppings e hotéis próximos que facilitam o dia a dia dos visitantes.

E se você pensar que é somente durante o dia que a região fica cheia, durante a noite, as pessoas se rendem aos bares e pubs espalhados pela orla.

Devido ao seu crescimento inesperado, a Meia Praia se transformou no principal bairro do município. Por lá, são realizados eventos esportivos, festas típicas, feiras de artesanato e muita gastronomia açoriana.

Aliás, no calçadão principal, existe uma ciclovia, incentivando a prática de esportes e passeios a pé. Já os corajosos podem aproveitar os ultraleves, em que se faz um sobrevoo da praia, sendo possível admirar cada cantinho.

Conheça as praias em Itapema e vivencie momentos inesquecíveis

Ao que pudemos observar, a Costa Esmeralda traz em sua rota praias exuberantes e uma natureza de aquecer o coração. Com águas límpidas e diversas possibilidades de lazer nas proximidades, as cidades envolvidas ainda trazem bônus que valem a pena ser vivenciados de perto.

Em Itapema, por exemplo, as belezas naturais intocadas se destacam em meio às construções. Como sugestão, leia nosso artigo “Cachoeiras em Itapema para curtir a natureza” e tenha um motivo a mais para visitar a região!

E se você gostou deste artigo, assine a newsletter e fique por dentro de conteúdos relacionados. Não tem como perder!

Posts relacionados

Deixe um comentário