meia praia de itapema meia praia de itapema

Meia Praia de Itapema: tudo que você precisa saber

8 minutos para ler

Considerado um dos bairros principais da cidade, com ampla infraestrutura e diversão, conheça o bairro Meia Praia de Itapema. 

Destino de muitos turistas brasileiros e estrangeiros, Itapema, com certeza, é uma das cidades mais preparadas para receber você durante suas férias. 

Uma infinidade de praias, passeios ecológicos, opções gastronômicas e diversas cidades bem pertinho de Itapema a fazem ser a “queridinha” das praias do litoral catarinense. 

Por isso, neste artigo você vai ficar sabendo tudo a respeito de um dos mais badalados e melhores bairros de Itapema, o bairro Meia Praia. 

Fique com a gente e confira essas valiosas dicas para você que quer conhecer mais a respeito desta bela cidade.

Onde fica Itapema?

A cidade de Itapema está localizada no litoral norte de Santa Catarina, que também conta com as cidades de Balneário Camboriú, Itajaí, Porto Belo, Bombinhas, entre outras. 

Fica cerca de 68 km da capital, Florianópolis. Normalmente, o tempo de viagem é de 45min a 1h para fazer este trajeto. O acesso para a cidade é através da BR 101, que inclusive corta o bairro Meia Praia. 

Itapema é uma das melhores cidades para se viver em Santa Catarina

Itapema tem crescido muito nos últimos anos. Segundo levantamento do IBGE, a cidade ganhou cerca de 20 mil novos habitantes só na última década. Junto com isso, tem evoluído muito, seja no setor imobiliário, hotelaria, turismo e construção civil. 

Dados do índice de desenvolvimento humano (IDH) conceituam que Itapema dispõe de uma qualidade de vida de dar inveja, o que significa que a cidade está na faixa de desenvolvimento alto. Por isso, possui uma expectativa de vida maior para seus habitantes do que em outras cidades. 

Com seu IDH de 0,796, a cidade está acima da média do IDH de todo o estado de Santa Catarina, que é de 0,774. 

Portanto, o município é sinônimo de longevidade e bem-estar social para todos os seus habitantes, motivo que faz muitos dos turistas escolherem a cidade para fixar residência. 

Seja bem vindo ao bairro Meia Praia

Já falamos que Itapema é uma das melhores cidades para se viver no estado de Santa Catarina. Agora, vamos te mostrar por que o bairro Meia Praia é um dos melhores da cidade. 

Meia Praia é um dos bairros preferidos pelos turistas, pois contém a maior parte do litoral itapemense.Nos últimos anos a região tem tido uma crescente valorização imobiliária e de mercado, com um desenvolvimento urbano muito grande.

Muito dessa evolução está ligada à inauguração da BR-101, que aconteceu na década de 70, e é um dos maiores trechos rodoviários do Brasil e que dá acesso majoritário às praias catarinense.

De acordo com a revista Exame, com base em uma pesquisa científica, o metro quadrado de Itapema é um dos mais valorizados da região. 

Na cidade, o bairro Meia Praia é de 15 a 20% mais valorizado do que nos outros bairros, o que faz com que a liquidez seja maior em cada investimento. Por isso, a cidade também é um polo da construção civil, por estar sempre em desenvolvimento.

É comum notar mais prédios e opções como: restaurantes, bares e hotéis nesta região. 

Um pouquinho de história

Foi por volta do século XVIII que ocorreram as primeiras ocupações agrícolas no território.

Estar próximo ao mar sempre foi uma vantagem para os nômades que viviam na região e futuramente para o surgimento dos povoados de Tapera, o primeiro nome que Itapema recebeu. 

As faixas de areia perpendiculares à praia rapidamente chamaram atenção por conta do seu potencial turístico e as possibilidades de construções verticais: prédios e edifícios.

A BR 101 foi construída nos anos 70 e por consequências do destino, ela cruza dentro do bairro Meia Praia

O acesso por uma das melhores estradas do Brasil é um fator muito atraente na hora de escolher um bairro para aproveitar as férias. 

O que fazer no bairro Meia Praia?

Badalado e amplamente disputado pelos turistas, visitar o bairro Meia Praia é sinônimo de diversão e lazer garantidos.

Então, vamos conhecer mais das opções da região a seguir.

Praia 

A praia mais famosa de Itapema é, sem dúvidas, a Meia Praia.

Com uma orla ampla e com faixas de areias extensas, os arredores da praia ainda contam com diversos restaurantes, lanchonetes e bares. Estes bares agitam as noites com muitas atrações musicais e diferentes estilos. 

A água do mar da Meia Praia é tranquila e propícia para o banho, além de ter uma temperatura muito agradável, mesmo em dias mais frios no litoral. 

Ao passear pela praia é possível ver idosos caminhando, jovens praticando esportes e crianças brincando, o que demonstra ser uma opção para todas as idades.

O bairro Meia Praia também fica próximo a outros destinos como Bombinhas e Florianópolis. 

Calçadão

O calçadão da Meia Praia é o lugar preferido para quem quer se exercitar em volta do mar. São 6km de extensão. Há locais para caminhar ou andar de bicicleta. 

Mas, sentar nos bancos para ler um livro ou tomar chimarrão com a família apreciando a vista do mar, também é uma opção muito bacana. 

O espaço foi construído seguindo as normas de acessibilidade. É equipado com rampas, o que facilita o acesso às pessoas com deficiências. 

Após a prática de exercícios, você pode se refrescar nos pontos de banho que cercam o calçadão. Também tem estrutura de decks e banheiros públicos para o uso.

O local chama atenção pela sua infraestrutura. A pista de asfalto não tem imperfeições e conta com sinalização em todo o percurso. 

A segurança também é destaque. A Polícia Militar costuma fazer rondas intensas durante o período praiano. 

Shopping e comércio

Em dias de chuvas, que não dá para aproveitar o mar, as compras são a principal alternativa dos turistas. O bairro Meia Praia tem shopping e galerias com uma infinidade de locais para comprar. 

Roupas, calçados, moda feminina e masculina, artigos esportivos e o que não faltam são aquelas lembrancinhas que costumamos presentear amigos e familiares.

Em Meia Praia está localizado o Shopping Calçadão. Um shopping completo para passear com a família toda. 

Se no meio das compras bater aquela fome é só se dirigir para a praça de alimentação do shopping que você vai estar bem servido.

Quem frequenta a região pode encontrar vendedores ambulantes e continuar as compras ao longo do calçadão local. Se por acaso, o turista estiver em Meia Praia na quarta-feira ou no sábado, ele vai se encantar com a feira livre que é localizada entre as ruas 230 e 232.

Gastronomia típica

gastronomia típica você encontra na meia praia de itapema

Com a influência portuguesa da colonização na região, a gastronomia típica em Meia Praia é com predominância dos frutos do mar, principalmente: peixe, camarão, marisco, carne de siri, polvo e lula.

As ostras também são um atrativo que tem ganhado força na mesa dos catarinenses nos últimos anos. 

Pelo bairro estar em pleno desenvolvimento, as opções de restaurantes também não param de aumentar, com isso, as opções de cardápio contemplam todos os gostos.

Um destaque é a Gustare Forneria, uma das maiores pizzarias da cidade. Traz no gosto das suas pizzas, o sabor italiano das massas e dos temperos do velho continente. 

O destino certo para você e a sua família

Gostou das nossas dicas? Itapema é tudo de bom, mesmo. A cidade nos surpreende todos os dias com a diversidade de praias, passeios e de opções gastronômicas. 

O bairro Meia Praia, então, já é considerado destino indispensável para aqueles que desejam um conforto, segurança e qualidade de vida em um só lugar.

Se você já se convenceu e decidiu querer visitar Itapema, deixa que a gente te ajuda a encontrar o imóvel perfeito para você.

Entre em contato com um de nossos especialistas!

Imobiliária Versátil. Sua imobiliária em Itapema.

Confira outras publicações em nosso Blog.

Posts relacionados

Deixe um comentário