Costa Esmeralda em Santa Catarina: o que é e quais cidades fazem parte?

8 minutos para ler

Uma das regiões mais bonitas do estado, conheça aqui tudo sobre a Costa Esmeralda em Santa Catarina. 

Você já parou para observar o quanto o Brasil é um país rico em cultura e belezas naturais? Por vezes nos esquecemos das próprias raízes e temos aquela mania de enaltecer a grama do vizinho, sem nos darmos conta de que a nossa grama é tão verde — literalmente! — quanto qualquer outra.

Cada estado brasileiro possui tradições únicas, assim como etnias e costumes que chamam a atenção por tamanha variedade. Isso, em particular, é uma das maiores riquezas do país, especialmente quando se fala de povo e natureza.

Nesse meio, encontramos o estado de Santa Catarina, mais ao sul do mapa. Na região, o destaque não vai apenas para as culturas diversificadas que enchem as ruas das cidades catarinenses e movimentam a economia, mas, também, para as belezas naturais que enchem os olhos de qualquer um.

E por falar nisso, sabia que o litoral catarinense é um dos destinos mais procurados? Apesar de as praias serem o principal motivo para tanta popularidade, o contato com o meio ambiente e as áreas de preservação — tanto da fauna quanto da flora — ganha o coração dos visitantes.

É por esses caminhos que encontramos a Costa Esmeralda, uma rota turística que vale a visita e, mais ainda, a apreciação cuidadosa. Vamos, então, conhecê-la melhor e entender quais cidades de Santa Catarina fazem parte desse roteiro? Acompanhe o conteúdo que preparamos!

Estado de Santa Catarina e suas belezas

As belezas em Santa Catarina são muitas, sejam humanas, sejam naturais. Apesar de o estado ser conhecido por sua preservação ambiental e cultural, é válido mencionar que construções feitas por nós ajudaram um pouco a realçar as particularidades da região e torná-la ainda mais excepcional.

Cidades como Blumenau e Brusque, por exemplo, são famosas pela arquitetura germânica e gastronomia típica, sendo que esta faz a felicidade dos amantes de chope e carne de porco. Além disso, tratam-se de municípios mais simples e tradicionais, porém recheados de atrativos.

Ainda temos Urubici e Urupema, duas das cidades mais preservadas do estado, também conhecidas por serem bem geladas no inverno. Com um pouco de sorte e muitas camadas de roupa, é possível ver a neve, encarar geadas e até acordar com a vegetação branquinha de gelo.

E não podemos nos esquecer de São Bento do Sul e Nova Trento, que são regiões relativamente pequenas em questão de habitantes, mas recebem muitos visitantes em busca de turismo religioso. Contudo, se quiser outro tipo de entretenimento, pode ter certeza de que encontrará belas trilhas.

Entretanto, mesmo que tais cidades tenham grande peso e sejam tão importantes quanto, é imprescindível citar que o litoral catarinense faz parte dos roteiros de viagem de quase todos os turistas que vêm até o estado.

Nesse contexto, podemos citar Florianópolis, Balneário Camboriú e Itapema, municípios ricos em lazer democrático e de qualidade, praias com águas cristalinas e inúmeras possibilidades para quem quer aproveitar a natureza. Aliás, são algumas das cidades mais visitadas na alta temporada.

Com isso, entramos no assunto Costa Esmeralda, pois a rota turística envolve três distritos do litoral de Santa Catarina. Confira a seguir!

Costa Esmeralda, em Santa Catarina

Talvez você já tenha ouvido falar na Costa Esmeralda, não? Mesmo que não seja tão conhecida, ela está presente nos noticiários sobre o litoral catarinense, em especial quando se fala das águas cristalinas e surpreendentes.

Basicamente, a Costa Esmeralda ou Rota Costa Esmeralda é um roteiro turístico de aproximadamente 60 km de litoral e grandes áreas naturais protegidas, incluindo mais de 50 praias de Santa Catarina. A costa esverdeada de seus mares, obviamente, dá sentido ao nome.

Rica em biodiversidade e repleta de atrações, a região traz uma variedade da fauna e flora brasileiras, além de opções como passeios de barco, esportes náuticos, práticas pesqueiras, gastronomia típica açoriana e uma infinidade de bares e restaurantes localizados de frente para os mares.

Porém, para que você possa compreender quanto às belezas da Costa Esmeralda e o motivo de sua relevância para o turismo catarinense, a seguir, explicamos sobre as cidades e praias envolvidas. Vamos em frente?

Quais cidades fazem parte da Costa Esmeralda?

A região da Costa Esmeralda inclui três cidades de Santa Catarina: Bombinhas, Porto Belo e Itapema. Cada uma a seu modo, são áreas que encantam pela natureza preservada e fascinam pelas águas límpidas.

Bombinhas fica localizada ao norte do estado. Considerado o menor município em questões territoriais de Santa Catarina — já que possui pouco mais de 35 km² de território —, mas com um litoral recortado de modo impecável, é palco de algumas das praias mais bonitas do país.

costa esmeralda em santa catarina

O distrito conta com cinco áreas de conservação ambiental: Parque do Morro dos Macacos, o ARIE da Costeira de Zimbros, a Reserva Biológica da Ilha do Arvoredo, o Parque da Praia da Galheta e parte da RPPN Morro dos Zimbros.

Porto Belo, por sua vez, é cidade vizinha de Bombinhas, mas com um território bem maior, alcançando mais de 93 km² de extensão. Com tantas belezas surreais, a baía é um verdadeiro espetáculo da natureza.

A região é tida como um pedaço do paraíso, justamente por suas praias de águas calmas e areia branca. Mais ao longe, há a Ilha de Porto Belo, que também merece reconhecimento pela preservação e por oferecer aos visitantes a possibilidade de estar mais próximo do meio ambiente.

Por fim, temos a cidade de Itapema, que fica bem próxima à capital de Santa Catarina. Trata-se de uma região movimentada tanto na baixa quanto na alta temporada, pois oferece atrativos e lazer para qualquer idade e estilo de vida.

costa esmeralda em santa catarina

Com 14 km de orla marítima e praias que agradam a todos os públicos, o município traz mirantes, restaurantes à beira do mar, calçadões para passeios ao ar livre, turismo ecológico e trilhas de tirar o fôlego, seja pelos percursos, seja pelas paisagens em meio ao caminho.

Quais praias estão envolvidas?

Como mencionamos anteriormente, a Costa Esmeralda engloba mais de 50 praias do litoral catarinense. Entre elas, podemos citar a Praia do Mariscal, em Bombinhas, que possui infraestrutura preparada para atender aos visitantes, tem águas limpas e é muito procurada por surfistas.

Ainda no município, a Praia da Sepultura é conhecida por ter uma variedade de peixes. Ela possui dois lados: um mais revolto, para aqueles que gostam de surfar e curtir as águas intensas; e um calmo, ideal para a prática de mergulho.

Em Porto Belo, encontramos a Praia do Caixa D’aço, que parece um porto natural na ilha da região. Suas águas são calmas e há bares flutuantes espalhados pelo mar, os quais podem ser acessados com a ajuda de pescadores locais, que levam os visitantes até os estabelecimentos.

Há, também, a Praia do Estaleiro, famosa por suas paisagens paradisíacas e pela tranquilidade visível. Para chegar até ela, deve-se percorrer uma trilha sossegada de cerca de 10 minutos ou optar por ir de barco.

Já em Itapema, temos a Meia Praia, que traz agito e badalação nos dias mais quentes. Ela possui a melhor infraestrutura do litoral norte e é a segunda nesse quesito no estado, contando com um calçadão para passeios e caminhadas, além de ter um pôr do sol que encanta moradores e turistas.

Aos aventureiros, a Praia do Cabeço é outra das maravilhas da região. Seu acesso se dá por meio de uma trilha de aproximadamente 15 minutos, mas o destino final compensa a caminhada, já que oferece visão do município, tem águas transparentes e é bem isolada.

Visite o litoral de Santa Catarina e se encante por suas belezas naturais

Ao que pudemos observar, a Costa Esmeralda é uma região preservada e repleta de atrativos naturais. Quem visita as cidades de Santa Catarina envolvidas na rota, certamente se apaixona pelas belezas que encontra e não perde por esperar para voltar aos destinos.

No mais, se gostou deste artigo e quer continuar recebendo em primeira mão os conteúdos que publicamos por aqui, assine a newsletter do blog e fique por dentro das lindezas do litoral catarinense.

Posts relacionados

Deixe um comentário