Como montar uma horta em casa ou apartamento Como montar uma horta em casa ou apartamento

Como montar uma horta em casa ou apartamento

5 minutos para ler

Veja dicas de como fazer sua horta caseira 

Nesse momento de pandemia, as buscas que mais cresceram no Google foram itens de decoração e até como montar uma horta em casa. Essa alta na procura envolve o fato das pessoas ficarem em casa na quarentena. Além disso, a procura por mais qualidade de vida e consumo de produtos orgânicos também fez muita gente se interessar por horta caseira. 

Ter uma horta orgânica, além de ser uma atividade relaxante, representa ter conexão com a terra e consumir um produto sem nenhum agrotóxico, colhido diretamente no seu quintal de casa ou até mesmo no apartamento. Tanto pelo envolvimento com a natureza quanto pela experiência de colocar a mão na terra para consumir o próprio alimento orgânico e fresco faz um bem gigante para saúde física e mental. O problema é que muitas pessoas deixam de viver esse sonho por falta de conhecimento, pois acreditam que para ter um plantio orgânico é preciso muito tempo, dinheiro ou espaço e acima de tudo técnicas bem difíceis. 

Só que o que pouca gente sabe é que para montar uma horta basta ter apenas a vontade. Dá para utilizar até mesmo vegetais que usamos na cozinha como forma de adubo e replantio. Um exemplo é o alho, se colocado na água ele começa a brotar. A cebola também e assim como outros legumes tudo pode virar mudas para sua hortinha no futuro. Agora, vamos colocar a mão na massa?

Como montar minha horta

Se você tem na sua casa um espaço que possa ser transformado em quintal é um ótimo cantinho para começar. Mas, se mora em apartamento também é possível ter um cantinho verde para legumes e temperos com uso de vasos e até mesmo garrafas recicladas, organizadas em uma horta vertical que pode aproveitar o espaço ocioso. A ideia principal é que, independente do espaço disponível, qualquer pessoa possa fazer horta orgânica em casa, seja ela em um jardim ou numa sacada de apartamento.

O primeiro passo para ter uma horta orgânica é escolher onde ela ficará. O local deverá receber luz solar sempre que possível, aproximadamente 5 ou 6 horas por dia, além de estar protegido contra o vento e em um local de fácil acesso. Em espaços abertos é possível utilizar telas de sombrite para combater o sol em excesso, ou até mesmo instalar sua horta em consórcio com outras espécies maiores, como arbustos e árvores, que sirvam de barreira contra o vento e sol excessivos. Depois você vai precisar de uma boa terra e depois só comprar as mudinhas ou sementes. 

Coloque a terra no vaso, caso essa seja a opção, depois as mudinhas ou sementes, regue um pouco e monitore com cuidados para cada espécie. Para quem está começando nas técnicas de plantio, o essencial é começar com plantas de fácil cultivo, como os temperos. Manjericão, alecrim, sálvia, capim-limão, orégano e tomilho são ótimas opções. 

Tipos de vasos 

Para quem mora em apartamento também é possível cultivar em vasos os temperos.  O primeiro passo é a escolha dos vasos. Atualmente, não faltam opções de vasos dos mais variados tamanhos, formatos, cores e estilos. Nesse caso, a escolha é pessoal e irá variar de acordo com o ambiente em que a horta será instalada. Uma opção útil, prática e inovadora são os vasos auto irrigáveis, desenvolvidos para quem ama cultivar, mas não dispõe de muito tempo para regas diárias. Além de facilitarem a tarefa de cultivo, os diferentes modelos possibilitam uma decoração charmosa no ambiente escolhido.  O funcionamento é muito simples: os vasos auto irrigáveis contam com uma espécie de raiz artificial que, através do processo de capilaridade, permite que o solo permaneça úmido por dias. Esse processo favorece o crescimento das plantas em hortas simples em casa e assegura que os cultivos não morram por excesso ou falta de água.

Também tem as floreiras. Modelos mais compridos que comportam de três a cinco mudas dependendo do tamanho. Vasos pendentes ficam ótimos na varanda pendurados no teto e podem ganhar até um charme como os macramês, que ganharam espaço no mundo das plantas. 

Há vasos de barro que trazem ainda mais charme para a varanda. Nessa opção é importante que eles sejam pintados de preto por dentro para reter mais umidade, já que o barro acaba sugando ainda mais a água do substrato e da planta. Os de plástico são os modelos mais em conta. Importante ressaltar que é preciso ter ao menos três furos embaixo para a planta conseguir respirar e ter sua drenagem. 

Quais materiais usar? 

Já que você definiu o local para sua horta caseira agora é hora de começar o plantio. Se for em casa, faça no seu quintal a colocação de uma terra com bastante componentes orgânicos e bem ricos em vitaminas. Casca de ovo e húmus de minhoca são opções para proporcionar bastante cálcio ao solo. Se for em apartamento, use nos vasos a primeira camada de argila expandida ou pedras. Depois é ideal colocar uma manta de drenagem. Na sequência cubra com a terra e por fim coloque a muda ou a semente. Adube com frequência e pronto. Você terá em algumas semanas os primeiros sinais de que sua plantinha está se desenvolvendo.

Imobiliária Versátil. Sua Imobiliária em Itapema!
Confira outras matérias em nosso Blog.

Posts relacionados

Deixe um comentário