Como é o clima em Itapema?

7 minutos para ler

Pensando em conhecer a cidade dos ultraleves? Saiba aqui como é o clima em Itapema e como se preparar adequadamente para a viagem! 

Quando estamos pensando em ir para algum lugar, sempre damos aquela checada na previsão do tempo, certo? As condições climáticas contribuem muito para as escolhas que tomamos.

O estado de Santa Catarina tem dois tipos de climas bastante específicos: o subtropical úmido com verões cálidos e o úmido com estilos amenos.

O primeiro, está bastante relacionado com o clima das regiões aparece na baixada litorânea e nas regiões de baixa altitude, principalmente, no extremo oeste, próximo à fronteira com a Argentina. 

Já o segundo, aparece no restante do planalto. Possui temperaturas médias registradas entre 16 e 18 °C. A amplitude térmica destas regiões pode chegar a 90º. 

Em Itapema, no litoral norte de Santa Catarina, o clima do verão é considerado “morno e opressivo”. Já o do inverno é “ameno”. 

Quem visita as praias catarinenses até estranha como o calor é diferente. As altas temperaturas raramente passam dos 35º, diferente de outras regiões como o Vale do Itajaí. 

Pensando em morar em Itapema? A escolha é certa!

Itapema é, realmente, um paraíso dentro de Santa Catarina. Localizada a 67 quilômetros da capital Florianópolis, a cidade é o destino preferido de muitos turistas. Cerca de 400 mil, chegam às terras itapemenses todos os anos, para desfrutar de toda beleza encantadora que pode-se encontrar nesta cidade. 

São praias com uma infraestrutura completa para receber as famílias, cachoeiras, piscinas de água natural e locais para fazer cicloturismo e trilhas. Tudo, em um só lugar.

Itapema é uma cidade bastante conhecida em Santa Catarina por abrigar um dos melhores indicadores de qualidade de vida. 

O Índice de desenvolvimento (IDH), em Itapema, é considerado alto. Na escala de 0 a 1, está com 0,796, o que significa que a população que reside no município, tem acesso à uma boa moradia, saneamento básico, alimentação e educação. 

Quem reside Itapema, possui uma longevidade maior, também. O que significa que as condições para se viver aqui, auxiliam na melhora da qualidade de vida, principalmente dos idosos.

Você sabia que Itapema está cercada por morros com uma exuberante vegetação subtropical da Mata Atlântica? Isso faz com que as opções de lazer nas belezas naturais sejam inúmeras! 

São inúmeros atributos que estão à espera de você. Aliás, Itapema também é uma ótima opção para quem deseja rentabilidade ao investir em imóveis. 

Com o aumento da população recente, a cidade vive uma ascensão de construção de prédios e condomínios, o que significa que há bastante demanda para o mercado imobiliário. 

Então, se você querendo um lugar tranquilo para viver e pertinho da praia, Itapema é sua escolha certa!

Itapema está em uma das melhores regiões de Santa Catarina 

A região norte do estado tem sido uma grande propulsora da economia catarinense. Principalmente o litoral. 

A ascensão populacional da região ocasionou um boom no mercado imobiliário. Cidades como Balneário Camboriú, Itajaí e Itapema estão tomadas por obras e construções verticais. 

O investimento em prédios está atraindo muitas pessoas que apostam na valorização do território. 

Além disso, a combinação da exuberância natural e das praias limpas e calmas, fazem as cidades serem as “queridinhas” de turistas de todo o país. 

A facilidade do acesso, principalmente à Meia-Praia, é um dos atributos preferidos de quem visita Itapema. 

Você sabia que a BR-101 corta o bairro Meia-Praia? Isso, mesmo. Esse caminho economiza boas horas de trânsito na estrada, já que durante o verão, o movimento de carros aumenta muito. 

Itapema também tem se tornado um point para praticantes de esportes praianos. Inclusive, desde 2017, a cidade é a única do sul do Brasil a receber uma etapa do Campeonato Mundial de Vôlei de Praia. 

Geografia da cidade

como é o clima em itapema

A topografia de Itapema contém variações de altitude muito significativas. A mudança máxima na altura entre os relevos é de 679 metros, ficando 58 metros acima do nível do mar.

Por conta da topografia mais acidentada, Itapema não tem muitos lugares destinados para a produção agrícola. 

O trabalho para subsistência ou venda por parte de trabalhadores está atrelado è pesca. 

Recentemente, a Prefeitura de Itapema regulamentou 5 locais fixos para a pesca artesanal.

A orla litorânea de Itapema é de aproximadamente 14 quilômetros, um espaço bem amplo com diferentes praias para diferentes tipos de banhistas. 

Um outro dado topográfico que chama atenção é o tamanho das extensões de areia das praias. 

Se você está acostumado até com algumas praias de Florianópolis, a orla de Itapema, quando comparada, há muita diferença.

Há uma infraestrutura completa em volta das praias: ciclofaixa, pista de corrida, bancos, chuveiros, bares e restaurantes. 

Itapema possui belas praias cercadas por morros com uma exuberante vegetação subtropical da Mata Atlântica. A fauna e a flora nativas mostram toda a beleza da Mata. Em alguns locais também é possível realizar a observação de espécies raríssimas de pássaros.

Como é o clima em Itapema?

como é o clima em itapema

Assim como em todo o estado de Santa Catarina, o clima predominante de Itapema é o subtropical úmido. 

Em Itapema, o clima é quente e temperado. No verão, a média das temperaturas máximas não passam de 29º. Portanto, o calor é mais ameno e agradável.

O mês de janeiro é o período mais quente do ano para Itapema. Porém, a média não chega a 25º, de acordo com o Wheater Speak.

Já no mês mais frio do ano, julho, há uma temperatura média de 15.8º. 

Baseada nos índices de turismo, as melhores épocas do ano para ir até Itapema e aproveitar praias, passeios em cachoeiras, atividades de clima quente em geral, são do início de abril ao final de junho e do início de agosto, ao final de novembro. 

O clima de Itapema também é úmido. A proximidade com o mar e com os rios Itajaí-Açu e Itajaí-Mirim, faz com que o clima tenha essa característica e seja abafado.

Conclusão

No artigo de hoje, pudemos aprender mais sobre o clima, vegetação e as melhores épocas para visitar Itapema, a cidade que é um paraíso dentro de Santa Catarina.

Com um clima ameno durante todo o ano, não há aquelas temperaturas extremas no verão, nem no inverno. Isso permite que as atividades ligadas à natureza sejam executadas sem problemas.

Com  os constantes investimentos em sua infraestrutura pública, ajudando na melhora da qualidade de vida de moradores e turistas, fica difícil não se encantar pela pequena cidade catarinense. 

Venha conhecer e se encantar em uma das melhores cidades de Santa Catarina. Estamos esperando por você!

Posts relacionados

Deixe um comentário