Cinza e Amarelo: As cores da decoração de 2021 Cinza e Amarelo: As cores da decoração de 2021

Cinza e Amarelo: As cores da decoração de 2021

5 minutos para ler

Cores de 2021 remetem à sensação de positividade diante de um ano difícil 

Nunca o fato de ficar em casa foi tão valorizado. A pandemia fez às pessoas olharem para suas casas de um jeito diferente. Quando o coronavírus fez todos no mundo inteiro ficarem isolados, o que então era visto como uma “prisão”, tornou-se um porto seguro, e por fim, o refúgio acolhedor. Coisas que antes passavam despercebidas, agora são prioridades. É aquilo: mais tempo em casa, mais queremos ela arrumada e aconchegante.

Por isso, desde março do ano passado, quando foi anunciado a pandemia, muitas pessoas começaram a mudar suas decorações e buscaram objetos novos para deixar os cômodos ainda melhores. Salas, quartos e cozinhas foram as áreas que mais ganharam novidades. E em 2021 não está diferente. Após um ano de pandemia, o mercado de design de interiores e arquitetura percebeu uma grande procura nesse sentido. 

Além disso, também existem algumas tendências, comportamentos e inspirações gerais que guiam as escolhas de cores de determinados anos. Assim como ano passado, em 2021, o foco também é trazer ainda mais bem-estar, portanto, há uma preferência por tonalidades que remetem à calma e tranquilidade. Nas cores, os tons claros ganham destaque nos ambientes, melhorando assim o design, além de que pode ser complementado com um papel de parede para trazer aconchego para a decoração da casa.

Uma das escolhas que tem chamado atenção tem sido o verde em diferentes tons. Considerado uma cor acolhedora, ganhou força essa tonalidade porque existe a enorme vontade de trazer a natureza para dentro do lar. Por isso, o verde entrou em diversos elementos na decoração, assim como outras cores, exemplo, terrosos mesclados com cinzas. 

Na contramão disso, também é destaque a busca pelo despertar de sensações. Conforto, alegria, vigor, entre outros, são vistos em cores fortes, que poderão ser incluídos em uma parede. Há, ainda, uma referência direta à tecnologia e cultura digital, que está cada vez mais presente no dia a dia de todos, com a adoção de tonalidades mais vivas e intensas como as que são entregues pelas telas dos eletrônicos.

Recentemente a Pantone divulgou a cor do ano 2021, que na verdade, são duas cores. O cinza PANTONE 17-5104 Ultimate Gray e o amarelo PANTONE 13-0647 Illuminating. Como foram chamadas, representam força e positividade, oferecendo uma mensagem de esperança em um ano longo e difícil. Perfeitamente equilibrados, os dois tons prometeram – e cumpriram com a promessa – aparecer em todas as indústrias de moda, beleza e design de interiores. 

Onde usar essas cores? 

Como as tendências de cores estão em constante mudança, uma das melhores maneiras de incorporá-las é com acessórios que podem ser trocados de maneira fácil e barata. Travesseiros, tapetes, cobertores, artes de parede e outros acessórios oferecem uma maneira simples de experimentar as cores da Pantone para 2021, sem a necessidade de trocar os móveis ou as pinturas de parede.  Comece devagar com pequenas mudanças e veja como os tons se ajustam em sua casa. Se, depois de um tempo, você ainda estiver apaixonado pelo visual da casa, considere adicionar uma dose maior de cinza ou amarelo.

Na sala de estar, por exemplo, dá para começar fazendo essa mudança nos tapetes. Item muito importante dos ambientes, eles adicionam estilo e charme, de quebra trazem aquela sensação de aconchego e conforto. E se você quer compor a tendência de 2021, você pode escolher o tapete cinza e colocar no ambiente elementos em amarelo, como almofadas no sofá ou mantas. Lembrando que os locais mais indicados para uma decoração em amarelo são salas de convivência e de lazer, além de ambientes escuros, ajudando a iluminar o local, ainda que metaforicamente. Amarelo e Cinza formam uma combinação capaz de transmitir exatamente a mensagem que foi imposta a ela, a de equilíbrio e positividade. Tenha em mente esses sentimentos e a dica anterior bem claros na hora de escolher os móveis e decorações que farão parte não só da sua casa, mas também da sua história. 

Cinza, amarelo, verde, tons terrosos, vermelho, amadeirados e muitas outras tonalidades também podem ser inclusas na decoração da sua casa. Desde um papel de parede, uma pintura até um objeto de decoração. É possível aplicar ainda em revestimento de paredes seja em apenas um cômodo ou em uma área de destaque da casa. A dica também é válida para pisos e pinturas. 

Você também pode aplicar as cores em estampas nos tecidos para trazer uma decoração composta. O verde, por exemplo, pode ser incluso como plantas em alguns ambientes e deixar ainda mais aconchegante. Outras ideias são brincar com arranjos florais que além de tudo vão deixar sua casa ainda mais linda. Na sala, dá para investir em vários itens, sofás, espelhos, objetos, mantas e almofadas. Na cozinha é legal colocar utensílios e mesclar com as cores que predominam a decoração, assim como no banheiro. No quarto se o objetivo é deixar ainda mais charmoso, invista também em tapetes, cortinas e mantas para colocar no jogo de cama.  

Imobiliária Versátil. Sua Imobiliária em Itapema!
Confira outras matérias em nosso Blog.

Posts relacionados

Deixe um comentário