Aprenda como escolher um lustre para sua casa Aprenda como escolher um lustre para sua casa

Aprenda como escolher um lustre para sua casa

5 minutos para ler

Do clássico ao contemporâneo, modelos trazem requinte e valorizam os ambientes

Uma boa iluminação é capaz de transformar a decoração de um apartamento e de qualquer cômodo. Quando bem posicionadas, as luzes garantem ainda um conforto visual aos ambientes e criam diferentes cenários na decoração. Além disso, trazem a sensação de aconchego, amplitude e o próprio estilo. Porém, na hora de fazer a instalação, é normal bater algumas dúvidas ou até mesmo escolher os modelos. Por isso, no Blog da Imobiliária Versátil vamos te ajudar a achar um modelo perfeito.

Lustres

O lustre é um dos toques finais mais importantes e difíceis de se escolher – a variedade é grande! Os lustres são peças icônicas e históricas. Não é à toa que estão sempre presentes nos grandes e luxuosos palácios. E é possível trazer essa sofisticação para sua casa também! Mas você sabe como escolher um lustre para o seu lar?

Quem gosta dessa peça sabe que ela tem o potencial de transformar um ambiente, porém, as várias opções disponíveis podem causar muita indecisão. Por isso, vamos te ajudar a garantir que a iluminação do seu ambiente seja eficiente !

Sinônimo de sofisticação e requinte em qualquer tipo de décor, possui diversas luzes que deixam o ambiente super iluminado e charmoso. Outra diferença básica dos lustres em relação aos demais itens é que eles são suspensos no teto, mas sem necessariamente pender sobre o ambiente, podendo ser embutidos. São utilizados principalmente na sala de jantar, quartos, hall de entrada, living, banheiros e até corredores. 

Dicas de como escolher 

Na hora de escolher o modelo do lustre, é importante manter em mente o estilo e o que já existe no espaço. Assim, tudo combinará melhor. Se já há um número de peças de impacto no ambiente, um lustre mais simples pode ser mais eficaz. Ao mesmo tempo, se a decoração é mínima, um lustre escultural impressionará as visitas. 

Outra dica é observar o formato do ambiente para escolher uma peça que se encaixe bem não só na decoração, mas também no espaço em si. Lembrando as regrinhas de que para espaços estreitos como corredores, cozinhas e banheiros, é melhor usar um lustre mais linear para valorizar as proporções espaciais do ambiente. 

Pensar no comprimento também é importante. Assim como o diâmetro, a altura do lustre depende do que está ao seu redor.  Se a peça estiver no centro de um espaço aberto, como uma sala ou hall, fique embaixo do lustre e meça um espaço de 30,5 centímetros ou mais entre o ponto mais baixo do lustre e a sua cabeça. A medida mínima de 2,13 metros de distância do chão também funciona. Se a peça ficar acima de uma mesa, a altura mínima é de 91 centímetros entre o tampo da mesa e o lustre.

A determinação do diâmetro do lustre é importante na hora da instalação. Profissionais da área indicam adicionar o comprimento e a largura do ambiente e converter o valor para centímetros – este é o diâmetro ideal para esse ambiente. Um exemplo é se o lustre for ficar acima de uma mesa, invista em um diâmetro entre 30,5 e 38 centímetros.

Modelos de Lustre

Escolher um lustre para o seu apartamento não é uma tarefa fácil, já que há muitas opções de tamanhos, formatos, materiais e, claro, preços. Por isso, antes de levar para sua casa um lustre perfeito é preciso avaliar se a sua escolha vai se encaixar na decoração da sua residência.

Para começar, vamos falar dos modelos clássicos, que são aqueles que lembram um candelabro, normalmente feitos de vidro, cristal e metal. Antigamente, eram iluminados com velas, mas hoje a iluminação foi substituída pelo LED, que é bem mais durável e econômico.   

Esse modelo é uma peça glamourosa que leva ainda mais requinte e elegância para os ambientes, porém, muita gente não sabe como usá-la na decoração e às vezes por pensar que ela só combina com ambientes mais requintados, acaba deixando de lado essa opção tão bonita de lustre. Mas ao contrário do que você pensa, o lustre de cristal pode ser usado para decorar diversos estilos de ambientes.  

Para sala de estar ou jantar, a indicação é por lustres clássicos com cristal translúcido ou asfour. Já o metal ouro rosé ou champanhe em pendentes clássicos criam um efeito shabby chic, resultando em um décor charmoso e delicado para o quarto, sem perder a sofisticação.

Seja para repagina-lo ou mesclá-lo a elementos decorativos contemporâneos, um lustre clássico pode sim ter alguns traços de modernidade. Um exemplo prático é dispor a peça em ambientes que também sejam decorados com objetos atuais, como móveis arrojados em linhas retas e acessórios inovadores. Ainda é possível atualizar lustres clássicos com o uso de novas pinturas e customizações com tecidos, ambos de cores vivas.

Já as peças mais contemporâneas ganharam uma cara mais informal. Novos formatos, como as circulares, quadrados e hexagonais chamam a atenção. As matérias-primas também se diversificaram e os lustres podem ser fabricados em madeira, plástico e até tecidos (natural ou artificial). Agora que você já sabe como escolher e até dicas para instalar seu lustre, use e abuse dessa peça na sua decoração.

Imobiliária Versátil. Sua Imobiliária em Itapema!
Confira outras matérias em nosso Blog.

Posts relacionados

Deixe um comentário